O ciclone Ditwah provocou devastação no Sri Lanka ao longo da semana, e o balanço divulgado neste domingo (30) aponta ao menos 212 mortos e mais de 200 mil desabrigados. Quase 1 milhão de moradores foram afetados por enchentes e deslizamentos desencadeados por chuvas recordes.Reuters+1
As autoridades instalaram mais de mil abrigos temporários e mobilizaram cerca de 24 mil agentes de forças armadas, polícia e equipes de resgate. Em um dos episódios mais críticos, o rompimento de uma barragem obrigou o resgate aéreo de mais de 120 pessoas. A capital comercial, Colombo, está entre as regiões mais atingidas, com moradores ilhados e dificuldades de acesso a alimentos e água potável.
O Ditwah também influencia o clima em países vizinhos, como Índia, Malásia e Tailândia, que registram enchentes e deslizamentos com centenas de mortos. A tragédia reacende o debate sobre adaptação climática em nações em desenvolvimento e a necessidade de investimentos em infraestrutura resiliente diante do aumento da frequência e intensidade de eventos extremos.
Deixe um comentário