Alego entrega títulos de especialista em pós-graduação da Escola do Legislativo

Cerimônia realizada no auditório Carlos Vieira certificou cerca de 90 formandos da pós-graduação em Poder Legislativo e Direito Parlamentar, primeira especialização gratuita ofertada pela Escola do Legislativo.

Formandos da Pós-Graduação em Poder Legislativo e Direito Parlamentar da Alego | Foto: Hellenn Reis/Alego

Goiânia (GO) – A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na noite desta quinta-feira (18), a solenidade de entrega dos títulos de especialista aos concluintes do curso de pós-graduação lato sensu em Poder Legislativo e Direito Parlamentar, iniciativa conduzida pela Escola do Legislativo. Conforme registro institucional, 90 alunos foram certificados, em duas turmas de 45 (uma destinada a servidores do Legislativo estadual e outra aberta ao público), em um curso de 14 meses, com 437 horas/aula, distribuídas em 18 disciplinas, ministradas por docentes com titulação de mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

A especialização marca o primeiro curso de pós-graduação totalmente elaborado, coordenado e executado pela Escola do Legislativo, que atua há mais de duas décadas e, apenas no ano passado, recebeu autorização do Conselho Estadual de Educação (CEE) para ofertar cursos nesse nível. A formação é descrita como gratuita, reconhecida pelo CEE e com registro no Ministério da Educação (MEC).

A cerimônia foi conduzida com uma mesa diretiva que, na prática, evidenciou o descompasso entre o simbolismo institucional do ato e o prestígio político conferido a ele. A presidência dos trabalhos ficou a cargo do deputado Lincoln Tejota (União Brasil), enquanto o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), fez breve participação, já que ocorria sessão plenária simultânea.

Conforme apuração do Ponto de Vista, nenhum outro deputado acompanhou a solenidade. O dado ganha peso diante do próprio registro oficial da Alego: a primeira sessão extraordinária do dia foi declarada encerrada às 19h33, pouco após o horário previsto para o início da cerimônia (19h), o que teria permitido a presença de parlamentares ao menos em parte do evento.

Além dos formandos, a composição da mesa contou com representantes diretamente ligados à Escola do Legislativo e ao corpo docente da pós-graduação, incluindo Márcia Carvalho (coordenadora da pós-graduação), Suely Vieira Lopes (professora da pós representando os professores), Andréia da Silva Matos (procuradora-geral da Alego), Rubens Kirstein Jr. (o diretor-executivo da Presidência da Casa), e, ainda, os professores da especialização Henrique Pandin Barbosa Machado (procurador-geral de contas do Tribunal de Contas dos Municípios) e Danúbio Cardoso Remy (advogado e mestre em Direito).

Em seu discurso, o presidente Bruno Peixoto confirmou a abertura de novas turmas da pós-graduação da Escola do Legislativo para o ano de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *