Brasil no Oscar 2026: “O Agente Secreto” é indicado a melhor filme e Wagner Moura concorre a melhor ator

Longa de Kleber Mendonça Filho aparece em quatro categorias; cerimônia do Oscar ocorre em 15 de março, com apresentação de Conan O’Brien.

Wagner Moura no Globo de Ouro | Foto: Etienne Laurent/AFP

O filme brasileiro “O Agente Secreto” , dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi um dos destaques da lista oficial de indicados ao Oscar 2026 ao conquistar quatro nomeações, incluindo a principal categoria, Melhor Filme. O longa também concorre a Melhor Ator, com Wagner Moura, Melhor Casting (categoria que passa a integrar a premiação) e Melhor Filme Internacional.

A cerimônia do 98º Oscar está marcada para 15 de março de 2026, com transmissão pela ABC e streaming pela Hulu, e terá Conan O’Brien como apresentador, segundo anúncio oficial da Academia.

No panorama geral das indicações, o thriller “Sinners” liderou a corrida com recorde de 16 nomeações, em um cenário de disputa acirrada também com “One Battle After Another” e outros títulos presentes entre os indicados a Melhor Filme.

Para o cinema brasileiro, a presença simultânea em Melhor Filme e em Melhor Filme Internacional amplia a vitrine global do título e tende a impulsionar sua distribuição internacional e a agenda de campanha durante o período final de votação, quando estúdios e produtoras intensificam exibições e eventos voltados a votantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *