Desde 1º de janeiro de 2026, proprietários de motocicletas, ciclomotores, triciclos e motonetas de até 150 cilindradas e com seis anos ou mais de uso passaram a contar com isenção do IPVA em Goiás. Na prática, quem se enquadra nos critérios não precisa pagar o imposto em 2026.
A medida está prevista na Lei nº 23.287/2025, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (União) em março de 2025. De acordo com o Governo de Goiás, a mudança deve beneficiar cerca de 260 mil veículos, fabricados entre 2012 e 2020. Já os veículos com ano de fabricação 2011 ou anterior seguem contemplados pela regra geral de isenção para veículos com 15 anos ou mais.
Apesar da isenção do imposto, o Executivo estadual ressalta que a dispensa do IPVA não elimina outras obrigações: para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), permanece necessário quitar a taxa de licenciamento e eventuais débitos, como multas de trânsito.
Outras isenções e benefícios mantidos
Além da nova regra voltada às motos de até 150 cilindradas, o Estado mantém a isenção do IPVA para veículos com 15 anos ou mais e também para categorias específicas, como transporte escolar, táxi, mototáxi e veículos destinados a pessoas com deficiência, entre outras hipóteses previstas na legislação.
Descontos no IPVA para motos de menor cilindrada
Para veículos de até 125 cilindradas com menos de seis anos de uso, há redução de 50% na base de cálculo do IPVA. Para ter direito ao benefício, o condutor precisa cumprir requisitos, como: não possuir infração de trânsito; estar com o licenciamento em dia; não estar inscrito no Cadin (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados).
Contribuintes cadastrados no programa Nota Fiscal Goiana também podem obter desconto entre 5% e 10% no IPVA de veículos vinculados ao CPF, desde que atendam às regras do programa.
Já no calendário de vencimentos de 2026, o pagamento do IPVA em parcela única com vencimento em 15 de janeiro de 2026 garante desconto de 8% no imposto.
Como tirar dúvidas
O Governo de Goiás orienta que as dúvidas podem ser esclarecidas na seção de perguntas e respostas do IPVA, no site da Secretaria da Economia, ou pela assistente virtual do IPVA no WhatsApp, Alice, no número (62) 99427-9777.
Deixe um comentário